quarta-feira, 8 de outubro de 2014

UMA METÁFORA AMBIENTAL




A palavra metáfora vem do grego, metaphorá que significa "meta" (além) mais "phorein" (transportar de um lugar para outro). Tem a conotação de transportar o sentido literal de uma palavra ou frase, dando-lhe um sentido figurado.
A metáfora que a seguir transcrevo, faz-nos reconsiderar a utilização que todos nós fazemos dos recursos ambientais.
“Uma mulher com sete filhos, passava o tempo a lastimar-se do seu infortúnio e das dificuldades que constantemente atravessava. Num dia de grande desespero, surgiu-lhe um anjo que lhe entregou um saco muito grande e lhe disse: ‘Despeja para dentro deste saco todos os teus problemas, mágoas e dificuldades’; levou-a então consigo até ao céu, transportando também o saco acabado de encher. Quando chegaram, a mulher ficou espantada. Lá bem no alto, em vez de encontrar um local aprazível deparou-se com um espaço muito grande, cheio de sacos, parecidos com o seu. Então o anjo disse-lhe: ‘Abandona o teu saco, vai ver os outros e leva, depois, contigo aquele de que mais gostares’.
Ao abrir os sacos a mulher verificou, admirada, que também estes continham coisas desagradáveis, semelhantes às suas.
Ao chegar a um saco que lhe parecia o último esvaziou-o por completo, separou o seu conteúdo e começou arrumá-lo de um modo mais adequado. E, depois, de o ter enchido de novo de uma forma organizada, gostou dele, pareceu-lhe mais leve e disse que o levava consigo de volta. Só então reparou que este saco que acabara de arrumar e lhe parecia mais leve, afinal… era o mesmo saco que tinha trazido!”

Esta metáfora oriental leva-nos a concluir que quando se esvazia um saco e se identifica o conteúdo, aprendendo depois a organizá-lo o saco torna-se, então, mais leve. Organizemos o conteúdo do saco dos problemas ambientais e poderemos verificar que a sua resolução se vai tornando mais fácil podendo, desse modo, conjuntamente com as entidades responsáveis, contribuir duma forma mais eficiente para o grande desígnio que é a protecção da natureza.

                                                     FNEVES