domingo, 26 de outubro de 2014

MERITOCRACIA E INDIVIDUALIZAÇÃO DE ENSINO - VALORES SEM DISCUSSÃO?


                                                  


A propósito de um colóquio sobre o sucesso do sistema de ensino de alguns países asiáticos, foram referidas no meu último post duas metas que constituíam o leme da acção governativa de Singapura para a educação.
Enuncio, agora, as três características que enformam o sistema educativo singapuriano:
1 - Meritocracia. O discurso oficial pretende que todos tenham oportunidades iguais em matéria educativa. O mérito de cada um, fundado no trabalho individual que realiza e nas capacidades que evidencia, é avaliado através de exames nacionais, do primário ao pré-universitário.
2 – Diferenciação de percursos escolares, de acordo com as diferentes capacidades individuais. Estes percursos são estabelecidos desde o primário, de acordo com as pontuações obtidas nos exames nacionais, sendo os alunos encaminhados para vias de níveis de complexidade diferentes.
3 – Equilíbrio entre a definição política a nível central e a transferência progressiva da tomada de decisões para os responsáveis pelos estabelecimentos.
Duas considerações sobre as duas primeiras características que enquadram o sistema educativo de Singapura: a) – A meritocracia, tal como é praticada, fomenta a desigualdade, o elitismo, favorece os alunos mais dotados e os estabelecimentos mais prestigiados. A provar esta asserção está o facto de serem as minorias étnicas malaia e indiana que piores resultados obtêm nos exames, ao contrário da maioria chinesa, cujos resultados são melhores. b) A diferenciação de percursos escolares em idades escolares prematuras para alunos de ensino regular, com base nos exames nacionais, ignora todas as circunstâncias familiares, económicas e sociais adversas de que uma criança pode ser alvo e que lhe irão condicionar o rendimento escolar. Estas dificuldades e contradições têm sido, aliás, reconhecidas pelo próprio Governo que tem tentado, nos últimos dez anos, diminuir as desigualdades que o próprio sistema de ensino promove e acentua.
O sistema de ensino de Singapura tem, pois, aspectos positivos e negativos que suscitam reflexão. O sucesso nas cifras internacionais que ele proporciona, porém, não justifica que mereça, só por si, ser copiado.


                  Mário Freire