domingo, 12 de outubro de 2014

“O VALOR DA EDUCAÇÃO - TRAMPOLIM PARA O SUCESSO”





            Este é o título dum estudo apresentado já este ano, resultante de um inquérito feito pela HSBS e realizado junto de pais de alunos de 15 países de todos os continentes, excepto África. Refira-se que a HSBS é uma das maiores organizações de serviços financeiros e bancários do mundo.
Referir-me-ei, apenas, nas considerações que se seguem, ao subtítulo – springboard for success - trampolim para o sucesso. Esta última palavra, sem estar adjectivada, deixa-me uma certa ambiguidade. Que sucesso é este? É ganhar muito dinheiro? É ser o primeiro na empresa? É ser conhecido por muita gente? É ter um grande poder? Mas quantos daquelas e daqueles que tiveram este tipo de sucesso resolveram largar tudo o que faziam para se dedicarem a uma outra vida radicalmente diferente da que levaram?! E quantos outros, até, largaram a própria vida?!
            Julgo que o valor da educação não é o de proporcionar o sucesso, tal como o associamos ao de uma pessoa ser influente e vencedora. O grande valor da educação é o de abrir horizontes nos vários ramos do saber, proporcionando um enriquecimento pessoal em diferentes domínios, suscitando em cada um o exercício da liberdade da escolha, entre os múltiplos caminhos que se lhe apresentam. E é nas escolhas desses caminhos que podemos tentar compatibilizar as necessidades pessoais com a realização profissional e as exigências de serviço à sociedade.
            Nos dias que correm, nem sempre esses caminhos abundam; contudo, são as pessoas que maiores qualificações possuem que têm a possibilidade de criar um trabalho que lhes abra a porta para o que desejam fazer na vida ou de o ir procurar onde ele existe, mesmo fora do País. Se a educação que se pretende alcançar é a que proporciona a compatibilização atrás referida, poderei, então, concordar que ela seja um trampolim para o sucesso.


                               Mário Freire