terça-feira, 16 de julho de 2013

A INTELIGÊNCIA AJUDA-NOS A VIVER MELHOR


O ser humano é um ser essencialmente social, pois é na relação com as pessoas que vai evoluindo, progredindo, aprendendo e crescendo nos vários âmbitos que fazem parte da sua existência. Viver em completo isolamento é uma tortura e prejudicial para qualquer um de nós.
Partindo então do pressuposto que o nosso desenvolvimento, tanto a nível pessoal como profissional, tem lugar através das relações com as pessoas com quem interagimos, é extremamente importante desenvolvermos competências que nos ajudem a ter relações mais harmoniosas, saudáveis e frutuosas. Para isso é fundamental o papel da nossa inteligência emocional, descrita através da capacidade de persistirmos num objetivo apesar dos obstáculos (muitas vezes causados pelos outros), de adiarmos a gratificação (muitas vezes impedida pelos outros) e de controlar os próprios estados de ânimo, evitando aquele sofrimento que nos impede de pensar e de discernir.
Não nos devemos esquecer que os outros não são peças de um puzzle que nós construímos e que existem para manipularmos consoante as nossas exigências. Todos nós temos desejos e necessidades e encontrarmos forma de nos encaixarmos para organizarmos o tal puzzle, sem magoarmos nem lesarmos ninguém, pode ser difícil, mas é essencial para que o resultado seja positivo e benéfico para todas as peças que somos nós. Assim, as pessoas que desenvolvem capacidades positivas para trabalhar em grupo criam um espírito de equipa, adquirem uma motivação maior, protegem a identidade do grupo, sentem-se solidárias entre elas e criam sinergias capazes de aumentar a produtividade e resistir melhor a períodos de crise.
O desenvolvimento da inteligência emocional contribui para o potenciamento da consciência e da capacidade de sermos empáticos. Uma das formas de pôr em prática esta inteligência pode passar simplesmente por pensar, sentir e agir, em cada situação, fazendo aos outros o que gostávamos que fizessem connosco.

                                     Rossana Appolloni