domingo, 28 de abril de 2013

MELHORAR O ENSINO ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS



       O impacto das novas tecnologias na vida em sociedade constitui um tema em permanente discussão. São de ter em consideração não só o aparecimento diário de máquinas cada vez mais sofisticadas, mas também o efeito que poderá ter a ligação em rede que é oferecida aos nossos jovens vinte e quatro horas por dia. Acredita-se que esses efeitos são condicionados pelo género, idade e classe sócio-económica dos intervenientes.
            Crê-se também que a ligação dos jovens aos meios digitais atingirá em breve a saturação. Com uma frequência cada vez maior, os jovens ligam-se à Internet logo que chegam a casa, ocupando várias horas por dia  na realização de actividades escolares e nas redes sociais.
No entanto, é discutível se a ligação dos jovens ao digital terá apenas implicações positivas, merecendo por isso o apoio da família e da escola ou se as autoridades académicas deverão evitar a trivialização das interações sociais e culturais através da rede. As opiniões divergem: os messianistas defendem a ideia da geração digital; os catastrofistas são de opinião que a ligação quase permanente à rede tornará os jovens desatentos, confusos e violentos e, finalmente, os cépticos que criticam uns e outros argumentando a inexistência de provas conclusivas.
 Investigações recentes relativas aos efeitos da tecnologia nos valores sociais e estilos de vida dos jovens, mostram efeitos multifacetados e interrelacionados e, portanto, difíceis de entender.
            O argumento de que existem grandes potencialidades na aprendizagem digital é muitas vezes mencionado como uma grande oportunidade de introduzir melhorias na educação. Todavia, contrariamente ao que muitas vozes sugerem, os estudantes não evidenciam mudanças nas suas expectativas no que se refere ao ensino: as suas preferências são ainda o ensino presencial, onde a tecnologia poderá aumentar o seu desempenho.
            A vasta literatura defendendo que a educação formal deveria mudar radicalmente de modo a satisfazer os jovens não é suportada pelos factos. A investigação mostra sim que os professores, por vezes, não se sentem à vontade com a utilização das tecnologias na educação formal embora conheçam a sua utilização em contextos de entretenimento, informação e contacto social. Mesmo assim, as novas tecnologias podem ser consideradas como oportunidades de diálogo com os jovens, podendo a longo prazo melhorar significativamente as suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

                                                 FNeves