domingo, 3 de fevereiro de 2013

ADAPTAR-SE AO IMPREVISTO




O mundo está em constante mudança. Hoje em dia, talvez mais do que nunca, tudo é instável: o emprego, os bens adquiridos, as relações… já nada pode ser considerado seguro para o resto da vida, pois nunca se sabe o que nos espera. A incerteza hoje é constante, o que nos obriga a lutar, permanentemente, por conservar o que nos é caro.
Mesmo assim, há factores externos que estamos longe de conseguir controlar… Independentemente da área a que nos referimos, se tudo está em permanente mudança, significa que amanhã a situação já não será como hoje, quer lhe agrade quer não.
Se o mundo nunca deixar de estar em constante transformação, a melhor ferramenta que temos para lidar com as situações inesperadas que nos ocorrem na vida é a aprendizagem e a capacidade de adaptação. Se nos limitarmos ao que sabemos e a pensar em como nos sentíamos confortáveis numa determinada fase da nossa vida passada, à medida que o tempo passa vamos ficando cada vez mais frustrados com o que nos rodeia.
Numa investigação feita nos EUA com idosos, verificou-se que o fator que permitia prever o grau de satisfação com a vida, mais do que as finanças ou a situação atual das suas relações, era a disponibilidade para se adaptarem. A abertura para alterarem alguns dos seus hábitos e expectativas permitia manter um certo nível de felicidade, mesmo quando as circunstâncias ambientais se alteravam. Os mais resistentes à mudança, por outro lado, tinham uma menor probabilidade de se sentirem felizes.
 Podemos e devemos treinar a nossa flexibilidade. Comece com pequenas coisas: deixe de ir sempre ao mesmo café, experimente situações novas! Esteja aberto a propostas diferentes, fora do seu âmbito habitual, pois vão ajudá-lo a estar mais aberto e a ser mais flexível perante o imprevisto da vida.

                                    Rossana Appolloni