sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

A FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES




            A formação contínua de professores foi consignada, por diploma legal, como um direito e um dever de todos os profissionais da educação. Ela é, ainda, considerada como condição necessária à progressão da carreira. A formação contínua de professores desempenha, pois, um papel primordial quer na valorização da profissão docente, quer na melhoria da aprendizagem dos alunos.
            Por outro lado, cada vez mais os políticos vão atribuindo aos professores e às escolas maiores responsabilidades. Além disso, numa altura em que as vicissitudes dos tempos conduzem a que haja cada vez menos candidatos aos cursos de formação inicial de professores, as instituições formadoras desses profissionais poderiam ser aproveitadas, rentabilizando recursos, para proporcionarem a tal formação contínua.
            Múltiplas são as modalidades que essa formação pode revestir. Temos, na nossa história recente da formação de professores, vários modelos. Esses ou outros que fossem nela adoptados, convinha que em todas as áreas as TIC tivessem um papel relevante, de que o Quadro Interactivo, já abordado nestas Crónicas, é um bom exemplo.
            É de aplaudir, pois, que se queira dar uma maior autonomia à escola e responsabilizar cada vez mais o professor pelo seu trabalho e, para isso, nem será preciso mais dinheiro. O que se torna necessário é que sejam proporcionados os conhecimentos de novos métodos de gestão, quer da escola, quer da sala de aula, não desligados da contemporaneidade.

                                                Mário Freire