quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

A PARTILHA



Todos nós temos problemas: problemas de estabilidade profissional e/ou económica, de família, de saúde… enfim, há sempre qualquer coisa que nos preocupa e nos cria ansiedade. E o que mais contribui para este estado é sentir que muitas vezes os problemas parecem insolúveis.
Um elemento essencial para apaziguar este sofrimento e conseguir ver outras perspetivas da situação passa pela partilha. Nós somos seres sociais, existimos e crescemos na relação com os outros, pelo que a necessidade de desabafar e discutir sobre os nossos problemas com as pessoas que nos rodeiam faz parte da nossa natureza.
Quando nos isolamos e insistimos em manter os outros longe da nossa intimidade, os problemas intensificam-se; quando, pelo contrário, partilhamos a nossa dor com alguém que goste de nós ou simplesmente com alguém que esteja a passar por uma situação semelhante, conseguimos alargar a nossa visão e encontrar soluções.
Vários estudos têm demonstrado que, independentemente do tipo de problema, o que faz as pessoas sentirem-se melhor e terem um maior nível de satisfação com a vida é o apoio social recebido, sobretudo por parte da família e dos amigos. O nosso núcleo de amizades é um dos fatores mais importantes na nossa vida, portanto é fundamental cultivá-los. Em momentos de crise, são a nossa grande mais-valia! Se não está satisfeito com os que tem, procure outros.
É crucial sentir que temos pessoas que nos apoiam e que nos aceitam tal como somos. Assim, alimente as amizades, invista nas relações afetivas e partilhe o que sente, vai ver que tudo o resto se resolve.

                                        Rossana Appolloni