sexta-feira, 18 de maio de 2012

OS EUROPEUS DEVERÃO SER POLIGLOTAS?


                                   Os limites duma língua franca

A necessidade de comunicar nasce, frequentemente, durante umas férias no estrangeiro. A essa necessidade junta-se, por vezes, a vontade de descobrir novas culturas e a de aprender uma língua estrangeira.
A este enriquecimento intelectual vem, por vezes, juntar-se uma motivação de índole mais pragmática: melhorar a situação profissional.
A construção de uma nova Europa começou há mais de meio século, tendo acelerado consideravelmente as trocas comerciais entre os Estados que integram a União Europeia. Naquele contexto, as empresas precisam de pessoas capazes de comunicar na língua utilizada pelos clientes. O multilinguismo constitui, pois, um mérito inegável, senão indispensável no mercado de emprego.
Mas porquê aprender vários idiomas? Não bastaria que todos aprendessem uma língua de grande difusão, uma língua franca como o Inglês? É neste ponto que há que ter em conta a relação entre língua e cultura. Uma verdadeira compreensão mútua e a apreciação doutra cultura em toda a sua dimensão exigem que se possa dialogar na língua local.
Se a língua estrangeira que se aprende é uma língua franca (neste caso o inglês), faltará o vínculo entre língua e cultura. A língua franca não permite enfrentar todas as situações. Por exemplo, na Alemanha poderia contratar-se um italiano para um posto de trabalho em que apenas fosse necessário o domínio do inglês. Todavia, ele terá que saber alemão se quiser integrar-se na empresa onde os colegas comunicam em alemão e também se pretender integrar-se na sociedade alemã.
Além do mais, o inglês não tem que ser necessariamente a língua franca prioritária para todos. Em muitos casos, a língua do país vizinho é mais importante.
Em conclusão, poderemos dizer que a diversidade linguística na Europa é tal que não existe uma solução única, permanecendo pois a questão em aberto e sujeita a uma discussão mais alargada. 

                                                                     FNeves