sábado, 26 de maio de 2012

DA EDUCOLOGIA À INSTRUÇÃO - 8


                                          Princípios a honrar

Longe de uma enumeração exaustiva, são de destacar, no processo educativo, os seguintes princípios relacionados com a psicossíntese educativa, ora mencionados em sequência alfabética.
Abertura – Esta é questão de atenção e consideração dispensada. A abertura aos outros é proporcional aquela que temos relativamente a nós próprios.  Não se trata de extroversão versus introversão. Uma e outra são tidas em conta.
Actualização – Há, no processo educativo, o apelo ao desenvolvimento e expressão do potencial a identificar e a cultivar em cada educando. Trata-se de uma conscientização em que a tomada de consciência conduz não apenas ao bom funcionamento, mas também ao progresso permanente. 
Coerência – Consiste esta numa coesão entre o método de quem ministra o ensino, o conteúdo da mensagem e a motivação do educando. O ensinante é bem mais do que uma fonte de informação. O tema em causa deve ser adequado às circunstâncias existentes. A forma de ensinar e de motivar é tão fundamental como  conteúdo a transmitir.  Assagioli explica: “ A educação é uma arte, onde não há um método fixo e rígido. Os diferentes métodos e atitudes são oportunamente variados e proporcionados ao carácter de quem é educado, aos momentos e condições em que este s encontra.”
Colaboração -  Esta postula e prova o sentido da complementaridade, ao mesm tempo que intensifica a confiança mútua. No dizer de Piero Ferrucci, “depositar em alguém a nossa confiança corresponde a dar-lhe uma prenda.” Longe de forçar ou reprimir a vontade, a colaboração a sublima mediante a amizade e dedicação a uma causa comum. 
Confluência – O termo “educação confluente” é usado para designar quer a totalidade e interdependência das componentes física, emocional e mental relativas à personalidade, quer a identidade humana composta da trindade composta de corpo, alma e espírito. Assagioli apela para uma educação psicossintética integral, sem a omissão de nenhuma destas componentes, designadamente o espírito,  evitando o que ele classifica de “lobotomia spiritual.”


NB - Irá prosseguir a listagem de outros princípios que norteiam a educologia.

                                              João d’Alcor