segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

DESENVOLVIMENTO E SOLIDARIEDADE - VII



                               Desenvolvimento e cultura

            O desenvolvimento de um povo ou comunidade determina-se de acordo com vários índices (económico, sanitário, demográfico…). Mas a cultura é, sem dúvida, aquele que melhor o pode identificar. A cultura não é só a convivência com o erudito, com os saberes invulgares, com as altas formas de manifestação artística e apenas ao alcance de alguns privilegiados.
A cultura tem também a ver com as nossas heranças, com os nossos costumes, as tradições que passaram de geração em geração e que dão identidade a uma comunidade ou a um povo.
A cultura proporciona às pessoas meios de orientar os seus impulsos para actividades criativas, de lhes aumentar a auto-estima e de as transformar noutras mais atentas às realidades que as envolvem e, por isso, talvez, mais solidárias.
            A cultura não se reduz a uma mera actividade complementar de ocupação de tempos livres. Ela é, antes, um factor de transformação e inserção social. Veja-se, como exemplo, o que o estudo e a prática da música fizeram, através do projecto Orquestra Geração na transformação da forma de viver de muitas crianças de meios desfavorecidos! Não foi a música que, em alunos com elevados níveis de insucesso escolar, os incentivou a desenvolver valores como a disciplina, a pontualidade, a assiduidade, o trabalho cooperativo?
            Hoje, que vivemos num mundo cada vez mais orientado por padrões extrínsecos, que têm a ver com a mundialização da economia, com a homogeneização de produtos, com a assunção generalizada de usos e costumes, mais premente se torna preservar o que nos diferencia e nos dá identidade.
Ora, é essa preservação que pode fazer da cultura, também, um meio de criação de riqueza. Actividades ligadas ao artesanato, ao turismo da Natureza, à gastronomia, à apicultura, à música local e a tantas outras, podem constituir-se em factor de geração de microempresas, dando respostas a quem está no desemprego, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento local e regional. Cada vez mais os elementos que estão numa comunidade se têm que transformar em actores do desenvolvimento.

                                                                       Mário Freire