sábado, 28 de janeiro de 2012

EDUCAÇÃO E SAÚDE



Os benefícios da educação, no que se refere à saúde, são potencialmente muito importantes.
O custo dos serviços de saúde está constantemente a aumentar devido a razões demográficas (ligadas ao envelhecimento da população) e tecnológicas (novos tipos de tratamento disponíveis). A educação tem um efeito que se sobrepõe ao da redução de custos na saúde, pois melhora o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, contribuindo para a prevenção das doenças e para uma maior eficácia do seu tratamento e proporcionando uma vida mais saudável.
A educação pode ajudar as pessoas a optar por uma boa conduta e, em caso de doença, optimizar a sua gestão, prevenindo ao mesmo tempo o aparecimento de novas doenças.
Poderão, ainda, referir-se vários efeitos da educação sobre a saúde tais como: a melhoria das competências individuais, a mudança de comportamento face aos riscos e o aumento da auto estima. Os efeitos intergeracionais de pais instruídos sobre os seus filhos são, igualmente, importantes.
As diferentes experiências de aprendizagem possibilitam uma melhor organização dos conhecimentos, o desenvolvimento de competências e a melhoria do estatuto social. O aumento da duração dos estudos está, pois, em larga medida, associado à melhoria da saúde e do bem-estar e à adopção de comportamentos minimizadores de riscos.

                                                              FNeves