sábado, 14 de janeiro de 2012

APRENDIZAGEM E BEM-ESTAR


A educação tem um impacto bastante mais profundo sobre a vida das pessoas que o sugerido por alguns indicadores, tais como a remuneração profissional ou o crescimento económico. Apesar da sua importância, alguns aspectos sociais da educação, como sejam a saúde, a responsabilidade cívica, a pobreza e a criminalidade, não são ainda bem compreendidos nem medidos de forma sistemática.
As políticas a desenvolver dão lugar a profundas interrogações no âmbito do bem-estar social.
Sendo desejável que as despesas com a educação reflictam a importância da relação entre a aprendizagem e o bem-estar, torna-se necessário responder, entre outras, a algumas questões de ordem organizacional, a saber: a transparência, a concorrência entre os diferentes tipos de despesas públicas, a integração dos valores e as ligações intersectoriais. Assim:
- Que aprendem realmente as pessoas, graças aos investimentos realizados pela sociedade, na educação e na formação?
- Quais são as consequências, não apenas em termos de vantagens individuais e de crescimento económico mas também, duma maneira mais geral, de bem-estar individual e social?
- Quais são os argumentos em favor do financiamento da educação, face à pressão concorrencial dos outros sectores sobre o orçamento dos estados?
Por outro lado, o envelhecimento da população poderia conduzir a uma redução das despesas alocadas à educação, em proveito dos cuidados às pessoas idosas, apesar de ser facto assente que a educação contribui largamente para uma boa saúde das pessoas ao longo da sua vida.
Outras questões, entretanto, se colocam:
- Em que medida a educação permite evidenciar valores ligados não só ao bem-estar e à coesão social, mas também ao emprego?
- Qual é o valor da cidadania activa na prática educativa?
- Como promover um processo integrado de reflexão e de acção entre os diferentes sectores, tendo em vista a maximização dos benefícios da aprendizagem?
            A educação tem um impacto positivo sobre a saúde, mas o inverso é igualmente verdadeiro. Em que medida, então, um diálogo acrescido entre os diferentes sectores poderia reforçar os benefícios resultantes dessas interacções?

                                                 FNeves