quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

PRECISAMOS DE PROFESSORES MOTIVADOS!

                        

Esta foi uma das frases que o Senhor Presidente da República proferiu no seu discurso, na Assembleia da República, em 25 de Abril do ano passado. Nada mais verdadeiro. Aliás, precisamos não só de professores motivados, mas também de alunos e, ainda, de pais que se interessem pelo andamento dos estudos dos seus filhos.
Centrando-me, apenas, no título desta crónica, diria que há vários factores que são determinantes na motivação dos professores. Referir-me-ei, apenas, às condições com que se apresentam os alunos da turma. O caso que ilustro é retirado do livro A sala de aula, de Maria Filomena Mónica, e é relatado por uma professora do 6º ano de uma escola dos arredores de Lisboa. Abreviando o que ali se diz, numa turma com 21 alunos, dez apresentavam problemas diversos (surdez profunda, minorias étnicas, abandono pelos pais, estrangeiros, hiperactividade, pré-delinquência…) e onze eram considerados “normais”. Destes, porém, cinco são filhos de pais divorciados, manifestando dificuldades que decorrem de separações de grande conflito.
Haverá alguma motivação que resista a um quadro deste tipo? É certo que nem todas as turmas terão esta composição de situações entre os alunos. Mas tenho podido testemunhar, de modo indirecto, que a centenas de quilómetros de Lisboa também se encontram, e com muita frequência, muitos casos destes nas turmas.
A motivação dos professores é, pois, uma resultante de múltiplas variáveis, entre as quais se destacam as condições que lhes são oferecidas para exercerem a sua missão. Não é por acaso que é na docência que ocorre o maior número de aposentações prematuras e o maior número de casos a serem acompanhados psiquiatricamente.
Talvez valesse a pena examinar mais em pormenor essas situações com que os professores se confrontam na sala de aula e que respostas a escola e o sistema de ensino têm (ou deveriam ter) para, minimamente, as ultrapassar.


                                    Mário Freire