domingo, 25 de janeiro de 2015

AUTOMÓVEIS ELÉCTRICOS: A ELECTRICIDADE OU … A CARVÃO?




Devido à situação económica mundial e aos problemas resultantes do aquecimento global, os veículos eléctricos são apontados como uma das soluções para o consumo excessivo de combustíveis fósseis e da emissão de gases nocivos para a atmosfera. Tais veículos não emitem quaisquer gases com efeito de estufa, sendo assim denominados zero-emissões. Existem, no entanto, emissões desses gases no fabrico dos veículos e das respectivas baterias.
Os automóveis eléctricos não são uma novidade no mercado automóvel; desde há muito tempo que existem automóveis ou máquinas industriais a funcionar a electricidade. Mas, hoje em dia, estão muito em voga devido à escalada do preço do petróleo e ao aumento significativo do efeito de estufa. Os primeiros automóveis eléctricos datam dos finais do século XIX, tendo aparecido primeiro que os automóveis a gasolina ou diesel.
Um automóvel eléctrico é um automóvel que usa, apenas, como combustível a electricidade. Um motor eléctrico tem uma eficiência muito elevada, na ordem dos 85-95%, ao contrário de um motor de combustão interna que tem uma eficiência à volta de 20 a 30%, sendo a restante energia gasta sob a forma de calor.
As baterias constituem um dos elementos mais importantes dos automóveis eléctricos. Inicialmente, as baterias não permitiam percorrer grandes distâncias mas agora, com uma forte aposta a nível mundial, as baterias estão cada vez mais evoluídas e possuem mais carga para percorrer maiores distâncias. Não só permitem cargas mais elevadas como são capazes de ser recarregadas mais rapidamente.
Há quem diga que no futuro por se utilizarem sobretudo automóveis eléctricos, as emissões de CO2 vão baixar… mas, devido ao aumento de consumo de energia eléctrica, será necessário produzir mais electricidade e, grande parte dessa electricidade provém dos combustíveis fósseis; o problema não está pois no automóvel, mas sim na produção de electricidade.
Os carros eléctricos não produzem gases com efeito de estufa mas… utilizam energia eléctrica obtida a partir do carvão em centrais térmicas altamente poluentes.
No futuro, deverá apostar-se cada vez mais na utilização de energias renováveis para a produção de electricidade.

                                                    FNeves