segunda-feira, 20 de agosto de 2012

HOJE SINTO-ME GRATO/A POR...


Duas das principais emoções positivas que dizem respeito ao momento presente são o prazer e a gratidão. Saber apreciar os momentos positivos da nossa vida e reforçá-los contribui enormemente para o sentimento de felicidade. Exprimir gratidão pelo que nos vai acontecendo ajuda-nos a viver mais intensamente as emoções positivas e, consequentemente, a sentirmo-nos melhor. Assim, mesmo quando vivemos situações menos boas, devemo-nos concentrar sobre as emoções positivas em vez de tentarmos combater as negativas. E um dos modos de darmos atenção aos eventos positivos da nossa vida é através da gratidão.
Reconhecer o que os outros fazem por nós e retribuir-lhes faz-nos sentir bem. E quanto melhor nos sentimos, mais temos uma tendência natural e espontânea para ajudar. Contribuir para a felicidade das outras pessoas não só nos dá prazer como dá significado à nossa existência. Por essa razão, ajudar os outros é uma das componentes essenciais para se ter uma vida feliz. No entanto, só conseguimos ajudar se formos capazes de reconhecer e agradecer a ajuda que recebemos.
Uma pessoa infeliz, ao estar fechada em si própria e no seu sofrimento, não consegue ver o que de bom os outros lhe dão, o que de bom lhe acontece, pelo que tem muito menos probabilidade de conseguir ser prestável. Assim, temos de ginasticar a nossa mente para conseguirmos identificar a que é que estamos gratos hoje.
Seja grato pelo que de bom lhe acontece diariamente. Se tornar esta ação num ritual de fim de dia, vai-se surpreender com a quantidade de coisas positivas que lhe acontecem. Todos os dias há quem lhe estenda a mão, desde um sorriso inesperado até a atenção especial de um amigo. Sentir-se grato pelas experiências que vai tendo e pelas pessoas que vai encontrando na sua vida faz-lhe sentir que vive num mundo positivo.
                                                                    Rossana Appolloni