segunda-feira, 6 de agosto de 2012

ALIMENTAR A AUTOESTIMA PARA UMA VIDA POSITIVA


A autoestima tem um papel fundamental na conquista da felicidade. Ela pode ser definida como um sentimento que advém da relação entre os nossos objetivos e as nossas conquistas. No fundo, resulta de um processo de autoavaliação em que confrontamos o que somos com o que queremos ser.
Em geral, uma autoestima elevada está associada à realização de objetivos pessoais com sucesso, pelo que o seu desenvolvimento é fundamental pois influencia o nosso bem-estar. Deste modo, uma autoestima elevada permite-nos ter uma maior capacidade de adaptação a novas situações, autonomia e autocontrolo emocional, resistência às críticas negativas e controlo do stress.
Enquanto que as pessoas com um elevado nível de autoestima se preocupam em melhorar a própria qualidade de vida e em criar oportunidades para se valorizarem e progredirem, as pessoas com um baixo nível de autoestima tentam essencialmente evitar a frustração e a rejeição. Estas pessoas têm tendência a culpar os outros dos seus fracassos e desistem de lutar quando surgem dificuldades.
A autoestima acaba por implicar a confiança de que somos capazes de ultrapassar os desafios da vida e de que merecemos ser feliz. Temos o direito e o dever de afirmar as nossas necessidades, de realizar os nossos sonhos e de gozar os frutos dos nossos esforços. Há que trabalhar interiormente para termos a sensação de merecer tudo isto.
Se tivermos confiança em nós próprios e se acreditarmos firmemente que somos dignos da felicidade, então as nossas atitudes conduzir-nos-ão a sentimentos e emoções que virão reforçar o nosso sentimento de bem-estar. Para além disso, quanto melhor nos sentirmos connosco, mais reforçamos a imagem positiva de nós próprios e portanto, mais probabilidades temos de conquistar o que queremos.
Ter autoestima implica reagir aos desafios e às oportunidades de forma adequada e de explorar ao máximo os recursos que temos de forma a nos sentirmos confiantes connosco e com os outros para assim sermos mais bem sucedidos em tudo o que nos propomos fazer.

                                                          Rossana Appolloni