sexta-feira, 25 de novembro de 2011

ENERGIA SINERGÉTICA

                                                    

Moderando a interação da energia universal

Conhecemos desde sempre a importância de se fazer circular a energia universal entre os indivíduos. Apesar disso, quando nos situamos em grupo numa sensação partilhada, o reconhecimento da nossa própria energia e a diferenciação com a energia alheia são fontes de um equilíbrio essencial. Este permite-nos gerir o ponto de encontro, preservando a nossa privacidade. Com isto queremos significar que podemos partilhar a energia universal com os outros; porém, devemos compreender a unidiversidade, ultrapassando situações simbióticas. Deste modo, a própria angústia pode ser reconhecida como algo que não nos pertence. A difusão pode surgir de um desconhecimento; o permitir da entrada do que não nos pertence pode originar situações de dissociação. O reconhecimento da nossa identidade permite-nos separar as situações através da consciencialização dos nossos próprios limites.
Esta abordagem de uma interação psicoenergética permite o acesso à energia do grupo e à energia do outro mas de modo equilibrado. Através de exercícios psicoterapêuticos realiza-se a distinção entre o próprio e o alheio e permite perceber-se a diferença entre ambos. O corpo é a energia num pedaço do todo. Um treino no âmbito fenomenológico pode representar um modo saudável de entendimento e permite fazer a distinção entre a situação de ressonância partilhada e a sua oposição, a situação de apego.
Em suma, estas técnicas permitem-nos reconhecer a importância do saber dar e receber através de uma interação saudável com o outro, mas apenas ao acesso da nossa permissão. O conhecimento de algumas estratégias possibilita um distanciamento saudável e simultaneamente o enraizamento de uma sinergia necessária à evolução cósmica com um só objectivo comum: fomentar a paz e a harmonia universal.
                                                                             Paula Faria