sexta-feira, 28 de agosto de 2015

AUTOCONCEITO E SUCESSO ESCOLAR

                           

O autoconceito refere-se àquilo que cada um pensa de si, ao modo como uma pessoa se descreve a si própria. Ora, a apreciação que os outros nos fazem é um factor relevante na formação daquilo que pensamos sobre nós. Os pais e os professores são as pessoas mais significativas para o sujeito e são estas que, numa primeira fase do desenvolvimento, vão interferir na formação do autoconceito.
Os pais e os professores que desvalorizam com frequência os filhos ou os alunos, irão gerar neles um autoconceito negativo que, a não se inverter, poderá ter consequências nefastas na sua maneira de ser e nos seus desempenhos escolar e social. Mas também o ambiente que é vivido na escola, nos recreios, na família, com as valorizações ou desvalorizações que são feitas ao trabalho desenvolvido ou aos comportamentos manifestados, podem contribuir para uma avaliação positiva ou negativa que uma criança ou adolescente irá fazer das suas próprias capacidades.
Registe-se, ainda, o facto de as crianças e os adolescentes, muitas vezes, responderem não directamente ao meio mas à forma como percebem e interpretam esse meio. Assim, um jovem pode interpretar um gesto de um seu companheiro como desvalorizador do que está a fazer quando, afinal, esse gesto nada tinha a ver com o jovem em causa. Pais e professores deverão estar atentos a estas interpretações sem correspondência com a realidade.
Só para concretizar a importância do autoconceito na aprendizagem dos alunos, cito um estudo de 2003 de quatro investigadores da Universidade de S. Paulo, em que se compararam crianças com dificuldades de aprendizagem com crianças sem dificuldades de aprendizagem. Sem entrar no número de crianças observadas e nos modos de avaliação das mesmas, segundo escalas apropriadas, verificou-se que as crianças com dificuldades de aprendizagem apresentaram autoconceito significativamente mais negativo do que as crianças sem dificuldade de aprendizagem.

Valorizar e desvalorizar comportamentos de crianças e adolescentes por parte dos pais e professores é tarefa que exige bom senso, respeito e, acima de tudo, crença de que o visado tem possibilidades de crescer em conhecimento e sabedoria. 

                                                 Mário Freire