quarta-feira, 4 de junho de 2014

O FEEDBACK DO PROFESSOR JUNTO DO ALUNO


        O feedback é uma forma de regulação, isto é, algo que é introduzido num processo, tendo em vista o seu bom funcionamento. Esta forma de regulação tem lugar em múltiplos campos como os da mecânica, biologia... Estes mecanismos, na maior parte das vezes, são automáticos, como os termóstatos que regulam a temperatura ambiente dentro de determinados limites (por ex. ar condicionado) ou a insulina que vai sendo produzida de acordo com as concentrações glicémicas no sangue.
            Existem, porém, outras formas de feedback, como as que são utilizadas em educação que, longe de serem automáticas, têm intencionalidade, visam determinados objectivos, seja nos resultados de aprendizagem, seja nos modos de aprender, seja nos comportamentos do aluno, além de a sua utilização ter momentos de oportunidade
            A acção de feedback do professor junto do aluno serve, correntemente, para corrigi-lo. Essa acção, contudo, tem que partir da observação que ele faz nos diferentes campos em que o aluno se encontra implicado e traduz-se em mensagens que tentam aumentar-lhe a compreensão do que está a ser estudado, reorientá-lo na pesquisa, chamar a atenção para certo comportamento…
            Com menos frequência, mas não com menos impacto na aprendizagem, o feedback pode assumir a forma de um elogio e/ou incentivo pelos resultados já alcançados. Este tipo de feedback é particularmente eficaz junto dos alunos que se debatem com dificuldades ou que as manifestam com uma certa permanência, mas igualmente aplicável a todos os outros que conseguiram atingir o objectivo fixado.
            As mensagens de feedback do professor, por vezes, nem necessitam de ser muito longas; basta, em certas circunstâncias, uma pequena observação, uma pergunta, para reorientar o aluno e fazê-lo trilhar o caminho mais adequado.
            Enfim, o feedback certo e em tempo oportuno, tem um efeito directo na progressão da aprendizagem, aumenta a motivação do aluno e contribui para a melhoria do ambiente na sala de aula.


                                                           Mário Freire