domingo, 1 de dezembro de 2013

MECANISMOS DE DEFESA



Os mecanismos de defesa são mecanismos a que todos nós recorremos em situações onde nos sentimos ameaçados. Na maioria dos casos, fazemos uso deles de forma inconsciente, isto é, sem serem fruto de uma escolha racional e voluntária. Se temos medo de sofrer um assalto em casa durante a noite, em vez de deixar a porta aberta para enfrentar um possível ladrão, é mais natural fecharmos a porta à chave.

Com os mecanismos de defesa psíquicos acontece a mesma coisa: quando vivemos um conflito interno, na incapacidade de o resolver, adotamos formas de nos protegermos para não os enfrentarmos. Trata-se de uma maneira de reduzir a possibilidade de concretização de uma situação que possa pôr em perigo a integridade do nosso Eu. A questão é que, subjacente a estes mecanismos de defesa, estão determinados medos e quantos mais mecanismos de defesa tivermos para evitar as situações significa que mais medos temos.

Há vários tipos de mecanismos de defesa: fuga (evitar o conflito), projeção (projetar no outro características nossas), racionalização (arranjar justificações racionais para fatores emocionais), repressão (esquecer determinado evento – é frequente quando o trauma é forte, como é o caso de abusos sexuais), formação reativa (adquirir o comportamento oposto ao desejado – por exemplo, o desejo de comer é tanto que a pessoa torna-se anorética), negação (negar fatos), intelectualização (lidar de modo intelectual com o problema), idealização (atribuir ao outro uma qualidade de perfeição), conversão (converter um conflito psíquico em expressões somáticas, como por exemplo dores de cabeça ou sono), entre outros.

Pessoas diferentes utilizam mecanismos diferentes e são formas que encontramos de nos ajustarmos à nossa realidade. Quanto mais conscientes estivermos dos nossos, mais nos apropriamos da nossa capacidade de lidarmos com os medos e de os ultrapassarmos. Como os medos nos impedem de agir, é importante enfrentá-los se desejarmos viver uma vida mais plena.

                                           Rossana Appolloni