domingo, 29 de dezembro de 2013

A NOSSA PERSONALIDADE É PLÁSTICA


A personalidade é algo que define cada um de nós no que diz respeito à nossa forma de pensar, de sentir e de agir num determinado meio social. Todos nós temos uma personalidade individual, única, cuja formação e desenvolvimento é um processo gradual e complexo. Exprime-se de formas diferentes – nomeadamente, através do comportamento, do pensamento e das emoções – e a sua organização manifesta-se através de características recorrentes.
Apesar de haver elementos relativamente estáveis ao longo do tempo – os chamados traços de personalidade – a personalidade é dinâmica e vai sofrendo alterações consoante os ciclos de vida. Todos nós aos 40 anos somos diferentes de como éramos aos 20, mas ao mesmo tempo, sentimos que somos a mesma pessoa.
Ao contrário do que se pensava, estudos recentes revelam que a personalidade está em contínua transformação e que não pára na entrada para a idade adulta. Mesmo em idades mais avançadas, a personalidade vai-se alterando. O que é que nos leva à mudança?
O ambiente que nos circunda tem uma influência enorme sobre nós e a nossa forma de responder às situações externas em termos de sentimentos, pensamentos e ações, tem muito a ver com a nossa capacidade de adaptação e de sedimentação do que vamos vivendo. Cada experiência tem sobre nós um impacto, a qual nos pode mudar: um trabalho, os colegas, os amigos, uma relação amorosa, o país onde vivemos, a cultura onde estamos inseridos, a educação, etc. Assim, o nosso desenvolvimento não depende apenas do património genético que herdámos nem do ambiente que nos circunda.
Optamos por viver determinadas experiências, as quais já são fruto de preferências individuais, e essas decisões já vão, por sua vez, ter um efeito sobre nós, o qual pode ser completamente diferente de pessoa para pessoa. Somos seres únicos, com a extraordinária capacidade de mudar, o que nos permite aproximarmo-nos, de dia para dia, do que pensamos e sentimos ser a personalidade que melhor nos exprime.

                                Rossana Appolloni