domingo, 15 de maio de 2011

A NOSSA FÁBULA


                                                    A Nossa Fábula

Ainda muito jovem, Roberto Assagioli famoso psiquiatra, educador e fundador da psicossíntese descreve este processo existencial mediante uma fábula em que o espírito humano é designado o ‘Rei interior’ simbolizado por um castelo luminoso, no topo de uma montanha sobranceira a uma aldeia sita nas faldas da mesma. A partir de um certo nível, essa montanha estava perenemente encoberta pelas nuvens. Lendas misteriosas de acessos impenetráveis e perigosos impediam a população de pensar na sua escalada. Porém surge na mente de um habitante jovem e aventureiro a ideia e ousadia de a escalar, afrontando o perigo e a intriga do mistério. Lança-se sozinho na aventura e acaba finalmente por atingir o cume, este muito acima das nuvens. Aí se lhe depara um castelo luminoso e deslumbrante ao qual tem acesso. A experiência fora muito além do imaginário.
Feliz com esta epopeia, desce ao povoado e proclama, alto e bom som, a sua descoberta, incitando o povo a escalar a montanha, para que todos tenham a dita de uma tal visão. Infelizmente ninguém acreditou e, pior do que isso, foi tido por um visionário falso e perigoso. Face à sua pertinácia, veio a criar um ambiente de rejeição. Declarado herege e impenitente, acabou por ser julgado e condenado à pena capital, de molde a não mais perturbar a aldeia pacata e supersticiosa.
Sereno, o jovem sobe ao patíbulo e eis que no momento em que ele expira, as nuvens, densas e altaneiras, pela primeira vez e instantaneamente se afastam. Corrido tal denso reposteiro, surge à vista de todos o espectáculo desse castelo luminoso, sobranceiro e fascinante. A surpresa e o assombro ultrapassam as palavras. O jovem aldeão pagara com a própria vida o preço desse benefício trazido à população, agora arrependida do seu cepticismo.
A fábula do Rei interior será a nossa também em que algo sombrio pode morrer em nós para dar lugar a uma descoberta luminosa.

                   João d’Alcor - Excerto de livro em vias de publicação.