sábado, 30 de abril de 2011

NOTA DE ABERTURA


                                       


 Nomenclatura É natural que o título deste Blog desperte alguma questão relativa ao significado do termo, muito embora o subtítulo possa esclarecê-lo melhor. Para sua maior explicitação, o próximo texto tornará mais precisas a sua originalidade e especificidade, notificando os princípios e características inerentes.
 Iniciativa Talvez hoje, mais do que antes, se fala de crise, desde o ter (economia particularmente) até ao ser (carência de valores) e passando pelo agir (comportamentos). Na escrita chinesa, o símbolo que corresponde à palavra crise significa, igualmente, oportunidade. A iniciativa deste blog atinente à educação, provinda de dois aposentados imensamente ocupados, considera ambos os elementos cunhados opostamente na mesma medalha: por um lado a consciência da crise em que, como soi dizer-se, a fome e a vontade de comer se conjugam. Por outro lado, a oportunidade que apela para o imperativo da acção individual e concertada.
Aposta O paradigma da mudança para melhor constitui um apelo universal e permanente. Ninguém isoladamente pode, de forma global, responder a esse apelo. Tal não escusa do dever de fazermos cada qual o nosso melhor. Este blog tem como origem o propósito que aposta em contribuirmos, com esta quota-parte, na efectivação desse paradigma. Isto na feliz certeza de não estarmos a sós em causa de tamanho alcance.
             Autoria São dois os autores responsáveis pelo lançamento e manutenção deste blog, a seguir identificados pelo nome aliado ao envolvimento na causa da educação.
 Objectivos O objectivo global é o fomento da educação, mediante o espírito e amplidão da Educologia resumidos no subtítulo do blog. Os objectivos específicos serão considerados no contexto evolutivo do processo. Eventualmente, poderá haver da parte dos autores do blog, a recolha, selecção e publicação dos temas apresentados, sugestões e comentários a estes ligados em teor de sugestão e comparticipação.
 Características Trata-se de um trabalho em equipa a dois, embora esta possa vir a ser alargada. A intervenção do público limita-se à possibilidade de envio de material adequado, breve, original e assinado, por via electrónica, não em termos de recensão aos textos lançados no blog, mas de adenda, limitada aos objectivos traçados. Prosa e poesia têm igual cabimento. Os temas variam e os textos serão breves. A evocação prevalece sobre a didáctica.
 Temática A mais variada, dentro dos objectivos e características referidos: reflexões, mini-crónicas, informações, máximas, exercícios, eventos, recortes identificados e autorizados.
 Metodologia Em princípio entrará novo material no blog duas a três vezes por semana.
Enfim, pretende-se que este seja um blog que reflicta quer as aspirações dos autores neste domínio tão vasto como é o da educação, em que a educologia será o abraço largo que a envolve, quer o propósito de tentar ir ao encontro das necessidades dos nossos tempos.  

                                                                                                      João d'Alcor
                                                                                                     Mário Silva Freire